Tire todas as suas dúvidas nesse "Perguntas e Respostas Frequentes"

O que é o Sofia?

Sofia é o Software Inteligente da Arpen, que tem como objetivo no momento pegar todo o acervo digitalizado dos cartórios
do estado de São Paulo e fazer um backup em nuvem dos registros.

Como instalar o Sofia?

Entre no CRC, no menu lateral do canto superior esquerdo possui a opção Sofia, clique nela e faça o download dos 3 arquivos: Manual, Máquina Principal e Terminal, depois basta seguir os passos do Manual.

Como devo entregar o acervo digitalizado?

Os livros digitalizados deverão ser colocados em pastas por livro, ou seja o livro A-01 devera fica na pasta A-01 e assim por diante. os registros poderão estar em ordem alfanumérica, ou seja o termo 234 poderá ser o arquivo 234.pdf o próximo sera o 235.pdf e assim por diante.

Qual tipo de Scanner devo adquirir para a digitalização e uso com o Sofia?

O Scanner a ser adquirido para a digitalização pelo Sofia precisa ser compatível com o protocolo de comunicação(driver) TWAIN, caso prefira digitalizar fora do Sofia pode ser feito com qualquer Scanner, só é necessário atender os padrões de digitalização.

Seria interessante que ele possa salvar as digitalizações em .tiff, .pdf e .jpg, normalmente eles possuem esse tipo de saída de arquivo.

O que é Matriz e Derivada?

Matriz é o documento originalmente digitalizado em formato TIFF, PDF ou jpg.

Derivada é gerada automaticamente em PDF pelo Sofia quando da sua indexação, é uma cópia do registro digitalizado.

Qual o padrão de digitalização?

Provimento CG N.º 14/2015, Artigo 5º define: Matriz com resolução equivalente a 200DPI, permitida a compressão sem perda (lossless), exceto quando adotado microfilme; a cor deve ser escala de cinza e pode ser feito por qualquer tipo de extensão.

Qual a extensão devem estar escaneados os registros?

Os registros podem ser escaneados por qualquer extensão, é recomendado pdf e tif para os registros com mais de uma página.

Tem um limite de espaço que posso ocupar na nuvem?

Não existe.

Quantas cópias o Sofia faz do registro sincronizado?

O Sofia faz 3 cópias: uma na nuvem, uma cópia da imagem em cada registro correspondente no CRC e uma cópia interna no repositório GED.

Quanto de espaço livre deve ter meu repositório GED?

Recomendamos que tenha no minimo 1 terabyte, pois o Sofia gera 2 imagens para cada registro: a original e a imagem em pdfa.

Todos os cartórios tem acesso a imagem que o Sofia gera no CRC?

Não, cada cartório tem acesso apenas as imagens geradas pelo seu próprio cartório.

Qualquer um em meu cartório tem acesso ao Sofia? Como funciona o login?

Para entrar no Sofia todos os usuários tanto pelo certificado digital quanto os de usuário e senha devem ter um cadastro no CRC.

O login funciona da seguinte forma: o cnj do cartório (ponto). Nome de usuário cadastrado no CRC e a devida senha cadastrada.

Exemplo:

Login: cnj.usuario

Senha: ******

Consigo gerar averbações pelo Sofia?

Sim, no Sofia já está disponível a averbação, após ser digitalizada a imagem e mandada para a nuvem caso surja novas anotações podem ser colocadas no Sofia pelo campo de “Pesquisa” e devem estar no livro, podendo optar pela etiqueta ou manuscritas.

Onde faço a exclusão de arquivos e averbações no Sofia?

Na tela principal no menu GED clique na opção “Administração” onde possibilita a exclusão de registros sincronizados, ou seja, tudo que está na nuvem.

Consigo imprimir registros pelo Sofia?

Não é possível.